terça-feira, dezembro 12, 2006

Surpreendido ou será antes chocado?

Hà umas horas atrás deparei-me com um evento que me surpreendeu, o novo single de Sam the Kid, ele critica os artistas portugueses que cantam em inglês até ai nada de mais, o chocante foi quando ele menciona o nome "moonspell", daqui queria apontar alguns pontos relevantes à questão.

1º - Eu discordo profundamente que artista português devia cantar em português, até porque a musica tem a haver com arte e não essencialmente na forma como é expressa essa arte, isso é o mesmo que criticar as características de personalidade artística de um pintor, ora vamos ver exemplos, Ramstein é muito ouvido em todo o mundo mas aposto que muita gente não sabe o que dizem eles, J-music(referido aqui) um estilo que se está cada vez mais a expandir para o ocidente e muita gente não entende o que é dito mas a musica agrada, é arte, e partindo do que ele diz entenderíamos que o instrumental não presta, se isto fosse dito a um beethoven o "samuel" estava a ser violentamente espancado por ele, a melhor musica de todos os tempos é instrumental.

2º -

(...) Não é correcto, eu sou mais poeta que vocês
Todos voz do rock prop hip hop escrita em inglês
Uma
desculpa que foi a musica que ouviram ao crescer
Eu nunca precisei de ouvir hip hop tuga pro fazer
Isso é que dá mais prazer o meu idioma exploração
Vocês tentam outra lingua pra tentar exportação
Querem ser os Moonspell querem novos altos sons
Mas aqui o Samuel é Madredeus ou Dulce Pontes
Porque há uma identidade que vocês são todos identicos
São autenticos mendigos vendidos por cêntimos
(...)


Ora bem ele refere moonspell nesta musica como "autenticos mendigos vendidos por cêntimos" e que não são patriotas?
Vamos por partes, primeiro quem é que canta em português daqui? o Samu? HA não me façam rir, "yo" "tass bem" "Brother"não é português, quando aprenderes a falar português vem ter connosco! E para seres português não devias chamar-te Sam o puto?
Queres te comparar a "madredeus" e "dulce pontes"?! Desculpa!? Com esse Boné e esse casaco só te falta a naifa(k n sei se tens) para seres o autentico mitra de apeadeiro, não sujes o nome de artistas se faz favor?
segundo moonspell já fez muito mais por Portugal do que o "samuel" alguma vez fará! E o facto de serem mundialmente conhecidos torna a afirmação verdadeira.

3º - Vamos ao que ambos disseram na imprensa:

Passo a citar Fernando Ribeiro:

"Ficamos tristes e desiludidos. Custa-nos ver músicos como Rui Veloso pactuarem com um vídeo que, apesar de defender a nossa língua, é agressivo e completamente americanizado. A comparação feita com o nome dos Moonspell é infeliz. Fizemos mais por Portugal do que qualquer outra banda de hip-hop. Levámos para fora poetas como Pessoa, Cesariny, José Luís Peixoto. Já gravamos em português. A nossa música tem muito mais portugalidade que o hip-hop. Cantamos em inglês porque essa é comunicação no heavy."


Agora o puto Samuel:

"Até os admiro muito por tudo o que conseguira. Esta canção é um alerta aos músicos que cantam em inglês para vender mais...Afinal a Dulce Pontes e os Madredeus, que também refiro na canção internacionalizaram-se, mas em português. Canto hip-hop e se calhar sou mais americanizado que o David Fonseca que canta em inglês. Foi por isso que também me caricaturei. Sabia que iam pegar por aí."


In Correio da Manhã

3º - Isto a mim não me parece mais nada a não ser inveja, pois dizer isto numa altura que moonspell está cada vez mais internacional, e vende muito mais e é cabeça de cartaz em festivais internacionais o pobre do Samuel não sai da "terrinha", ora e a partir do momento em que os videoclips de moonspell passam de manhã na mtv onde anteriormente passavam os de sam the kid nota-se uma verdadeira “dor de cotovelo”, começo a ter dó deste Samuel que realmente na sua frustração vira-se para os fãs num single “eles são melhores do que eu!!!!”, eu não gosto de hip hop mas sempre respeitei, Samuel provaste que não merecem respeito, parabéns.

Tanta coisa para dizer neste momento mas não há palavras para as expressar, paradoxo? Sim, é complicado quando existe este tipo de inveja e tantos sentimentos derivados da polémica, ele sabe lá o que é musica, o que é arte, ponham-lhe um instrumento nas mãos dele, quero ver.

Aplaudo a postura do Fernando Ribeiro, eu na situação dele não me tinha contido, e agora samu não me venhas com merdas(desculpem a expressão) do tipo “Sabia que iam pegar por ai!”, basta de desculpas já provaste o que és.

Agora para quem quiser saber mais da boca do Fernando Ribeiro,

Comentário do Fernando Ribeiro no fórum de Moonspell:

"Caros.

Apesar de nunca ter reagido oficialmente aqui no forum à letra/celeuma do Sam the Kid in Poetas de karaoke, fui abordado pelo CM para o fazer. De forma a esclarecer o que sinto/penso acerca deste assunto, especialmente quando tenho uma opinião (que levei tempo a formar, acreditem) já amadurecida sobre ele, podem consultar um excerto da minha perspectiva sobre esta "polémica" nas páginas deste diário, na edição do caderno Êxito.

Tenho a acrescentar:

- Que se deve descontar o dramatismo e a deslocação própria de uma publicação e de uma "tradução" da conversa telefónica que mantive com a jornalista. Não estamos em guerra com ninguém, apenas em desacordo.

- Que
a liberdade de expressão tem duas vias. Neste caso uma que permite ao Sam the kid criticar e opinar em verso sobre bandas e artistas que cantam em inglês com este ou aquele objectivo; e outra que permite aos visados discordarem e sentirem-se mal ou incomodados com o exemplo. E foi a essa conclusão que cheguei.

- Finalmente, apesar de não ser expert nem sociólogo musical, penso que o Hip Hop é uma música de cariz duplo que varia entre o entretenimento e a crítica. Esta letra e canção prendem-se mais com a última vertente, penso eu. Daí que esteja absolutamente convicto de que o autor da mesma se insurge, não gosta e não aprova que as bandas compostas por Portugueses cantem em inglês com fins maioritariamente mercantilistas.
Nessa óptica, discordo em absoluto (como já afirmado anteriormente, em outras ocasiões) porque o autor faz tábua rasa de coisas importantes como, por exemplo, o Inglês como língua e por consequência, forma de expressão; ou pela miríade de possibilidades de comunicação que o Inglês comporta e que toda a gente utiliza em seu proveito, quer o Hip Hop quer o Heavy. Nestas premissas e em muitas outras particularidades que seriam interessantes mas demasiadamente maçudas para um assunto que o tempo irá comer rapidamente, se baseia a minha opinião em nome do que represento em Moonspell. Não é intolerância ou picardia, apenas o que concluo após aturado "estudo". Acrescento ainda que o Hip Hop em Portugal pouca ou nenhuma razão de queixa tem a nível de rádio, Imprensa ou televisão, coisa que, infelizmente, o Heavy se pode e deve queixar. Por isso e , pessoalmente, sublinho, acho o tema da canção estranho pois conheço muito poucas ou nenhumas bandas de Hip Hop/MC's a cantar em Inglês o que retira algum sentido ao alvo assumido pelo autor nesta canção; e atrevo-me até a dizer que existe um bocado de mania da perseguição/paranóia não patológica em muito do Hip Hop que ouço, involuntariamente, confesso (rádio, Tv,etc.)

-Desejo ao Sam uma carreira feliz, com um abraço, repito que estou em completo desacordo com a sua mensagem e espero que ele aprenda a defender as suas visões pelo menos com tanta convicção como os Moonspell o fazem nas suas ficções/realidades. E uma delas é que continuo a acreditar que existe mais "portugalidade" (conceito) numa nota/palavra de Moonspell que em todo o Hip Hop Português. E que o Heavy Metal permite-nos viajar até às raízes culturais de um povo (através do Inglês) como nenhum outro estilo. As etnias escandinavas com o black ou viking Metal, as celtas com as bandas Inglesas e Irlandesas, as lusas connosco ou com outros, até as japonesas, é só pesquisar."


2 comentários:

Anónimo disse...

Que se pode dizer? Não te podes esquecer que estes "basofes" pensamq ue é com um punhado de rimas sem métrica e sem umalógica, que até a um surrealista iria impressionar pela parca qualidade, pensam que são os maiores! ( bem, oq ue dizer de umamoda que vem dos USA?)
Eu respeitava o Hip Hop, ha uns anos quando era critica social. agora não passa de musica para "meninos" que pensam que são maus, e afins!

em suma, o metal é, sem duvida um estilo virtuoso por excelencia. quem não o entende, pior!

stay!

B. disse...

Olaaa
Sim já lá vão uns dias ms eu nem tenho vindo 'a net nem th andado km o tlm ... Por ixu eh q n th dito nada . Disklupa ^^

Bah ... Sempre odiei o Sam the Kid .. Yake q nojo .. El precisa eh de lavar a boca antes de dizer MOONSPELL ..

Fdx lá a merda do gajo ..

Beijinhus ^^